terça-feira, 31 de março de 2009

Como Preparar Alimentos Seguros.


Muitos casos de contaminação alimentar ocorrem durante o preparo ou na conservação dos alimentos. Para evitar esse tipo de problema, a Organização Mundial de Saúde (OMS) formulou um conjunto de regras básicas, com cinco pontos-chave para a produção de alimentos seguros. Veja o que fazer:
  1. 1 - Mantenha a limpeza
Os microrganismos perigosos, que causam doenças podem ser encontrados na terra, na água, nos animais e nas pessoas. Eles são transportados de uma parte à outra pelas mãos ou por meio de utensílios, roupas, panos, esponjas e quaisquer outros objetos que não tenham sido lavados de maneira adequada. Um leve contado destes pode ser suficiente para contaminar o alimento
  1. 2 - Separe alimentos crus e cozidos
Os alimentos crus, especialmente a carne, o frango eo pescado, podem conter microrganismos perigosos que se transferem facilmente para outros alimentos já cozidos ou prontos para o consumo, durante o preparo ou a conservação.
  1. 3 - Cozinhe completamente os alimentos
O cozimento correto mata quase todos os microrganismos perigosos. Estudos mostram que cozinhar os alimentos de forma que todas as partes alcancem 70°C graus, garante a sua segurança para o consumo . Alguns alimentos, como pedaços grandes de carne, frangos inteiros, carne moida requerem um especial controle de cozimento. O reaquecimento adequado do alimento elimina microrganismos que possam ter se desenvolvido durante sua conservação na geladeira.
  1. 4 - Mantenha os alimentos em temperatura adequada
Alguns microrgansmos podem multiplicar-se muito rapidamente se o alimento é conservado à temperatura ambiente ou seja fora da conservação indicada para cada tipo de alimento. Abaixo de 5°C e acima de 60°C, o crescimento microbiano praticamente pára.
  1. 5 - Use água e matérias-primas seguras
As matérias-primas, incluindo a água, podem conter microrganismos e produtos químicos prejudiciais à saúde. É necessário ter cuidado na seleção de produtos crus e tomar medidas preventivas para reduzir o risco, como lava-los e descasca-los adequadamente.
Fonte Guia Alimentar para a População.
Lembre-se para evitar contaminações, cozinhe muito bem os alimentos, especialmente a carne, aves, ovos e peixes. No caso de carnes e aves, para saber se o cozimento foi completo o suco e parte interna do alimento devem estar claros e não rosados ou avermelhados. Os ovos devem ser cozidos até a clara e a gema ficarem firmes, e os peixes devem ficar opacos (sem brilho), e se desmanchar facilmente.

segunda-feira, 30 de março de 2009

O que faz a vigilância sanitária em Otacílio Costa?

Muitas vezes os serviços que a vigilância sanitária presta a sociedade passa despercebido, mas ele faz parte do nosso dia-a-dia e é de muita importância. Na nossa rotina diária, estamos constantemente consumindo produtos e utilizando serviços que precisam ser seguros. E é exatamente para dar garantia a esses produtos e serviços que a vigilância sanitária trabalha. Nossa função é controlar todas as etapas e processos das atividades direta ou indiretamente relacionadas a saúde, como a produção de alimentos, bebidas, medicamentos, saneantes, cosméticos, meio ambiente, aparelhos e instrumentos de uso médico, odontolólicos, etc. Atua tambem no setor de prestação de serviços relacionados a saúde, como os oferecidos em clínicas e consultórios médicos sem procedimento invasivo, terapeuticos, estéticos entre outros. Isso inclui tanto os estabelecimentos particulares como os da rede pública, mantidos ou conveniados ao SUS. Trabalhamos tambem com o PNCD ( Programa Nacional de Controle da Dengue), e temos o PHAROS e o SISAGUA que são programas estaduais que funcionam como banco de dados de vigilância sanitária. Para garantir a qualidade de todos esses serviços dirigidos a população, a vigilância sanitária desenvolve uma serie de atividades, que estaremos destacando apartir da proxima postagem. A começar por alimentos.