sexta-feira, 3 de abril de 2009

Cuidados na Hora das Compras




A cadeia de produção dos alimentos é bastante complexa, a contaminação pode ocorrer em qualquer fase da produção do alimento, que começa no campo, com o cultivo dos vegetais e a criação de animais, passa pela industrialização, distribuição e comercialização e termina na casa do consumidor. Para garantir a segurança dos alimentos, a vigilância sanitária estabelece um conjunto de medidas de higiene, chamada de Boas Práticas. Essas normas são obrigatórias em todas as cadeias (etapas), de produção e têm a finalidade de proteger a saúde do consumidor. Assim como no campo, industrias, restaurantes, lanchonetes, açougues etc, lidar com alimentos em casa tambem exige cuidados. Em primeiro lugar é preciso ter muita atenção na hora da compra dos alimentos.

Veja o que é importante observar:


  • Verifique se o estabelecimento comercial apresenta adequadas condições de higiene, e conservação dos alimentos o ambiente tem que estar limpo e organizado.

  • Veja se os atendentes e manipuladores estão vestidos de forma adequada à atividade que exerem. Os que manipulam o alimento devem usar touca, e o uniforme deve estar limpo e bem conservado.

  • Observe se os produtos estão acondicionados em prateleiras limpas e organizadas e separadas dos produtos de limpeza. Se encontrar produtos empilhados no chão não compre. Alimentos congelados e refrigerados devem ficar armazenados na temperatura recomendada pelo fabricante, por isso é importante conferir o termômetro do refrigerador, freezer ou balcão frigorifico, fassa valer seus direitos.

  • Certfique-se da qualidade dos produtos, verifique o prazo de validade a identificação do fabricante e as condições da embalagem. Se a embalagem estiver violada, amassada ou rasgada, não compre. No caso dos enlatados não compre nem utilize aquelas que estiverem enferrujadas, estufadas, amassadas ou com qualquer outra alteração.

  • Nos produtos não embalados ou acondicionados em embalagens transparentes, observem se os alimentos apresentam alteração na cor, na consistencia, no aspecto e se há presença de matérias estranhas.

  • Siga a ordem correta da compra: primeiro os alimentos não pereciveis, como o arroz, farinha, feijão, etc ; segundo os alimentos pereciveis que são armazenados congelados, como carnes congeladas, sorvetes e outros; por ultimo, os pereciveis que são guardados sobre refrigeração, os iogurtes, queijos e carnes. Organize-se para que o tempo entre a compra dos alimentos pereciveis e seu armazenamento em sua casa não ultrapasse duas horas.

  • Carnes pré- embaladas e congeladas encontradas normalmente em supermercados e mercearias, devem ser mantidas sobre refrigeração correta. Quando estes equipamentos estão fora da temperatura correta, ou quando são desligados a noite, formam agua no chão ou em cima das embalagens e apresentam sinais de descongelamento, como o acúmulo de liquidos ou gelo por fora da embagem, o que indica que estes produtos não foram conservados na temperatura ideal, não compre.

  • No caso de carnes e aves, verifique se a embalegem não esta gotejando, com os ovos confira se não estão quebrados ou rachados.

  • Não compre produtos de origem animal se não tiverem o Selo de Serviço de Inspeção que pode ser Federal ( SIF), Estadual ( SIE), ou Municipal ( SIM), o responsavel por estes orgãos é o Ministério da Agricultura. Futuramente estaremos falando sobre os riscos das carnes clandestinas ou seja sem inspeção.

  • Ao se aproximar a semana santa o consumo de peixes aumenta e é de suma importância saber escolher o peixe que você levara para casa. Observe se a pele esta firme, úmida e sem manchas, os olhos devem ser brilhantes e salientes, as escamas têm de ser brilhantes e estar unidas e presas a pele, as guelras podem variar do rosa ao vermelho intenso, mas devem ser brilhantes e sem viscosidade. E lembre-se ao preparar os peixes eles devem ficar opacos e se desmanchar facilmente.
  • No transporte evite deixar o alimento em locais quentes, por exemplo, proximo ao motor do carro ou exposto ao sol.
  • E guarde os alimentos pereíveis na geladeira ou no freezer o mais rapido possivel.

Lembre-se, para um alimento ser seguro, é preciso ter um cuidado rigoroso em todas as etapas de produção, do campo até a hora do consumo, por isso faça sua parte e ajude a fiscalizar o alimento que você esta consumindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário