quinta-feira, 2 de abril de 2009

Higiene = Alimento Saudável



  • Para preparar alimentos, use somente água potável, a mesma que se usa para beber.

As mãos devem ser lavadas cuidadosamente com água e sabão, esfregando bem a palma e o dorso das mãos, sem esquecer os espaços entre os dedos, e o ante braço, uma boa lavagem das mãos pode levar uns 30 segundos, depois enxugue- as com uma toalha limpa, ou papel toalha. Importante tambem manter as unhas limpas, sem anéis e esmaltes. Pesquisas indicam que 50% das pessoas se esquecem de lavar as mãos ao sair do banheiro, ao retirar o lixo ou fazer qualquer outra atividade.

  • Todo local onde se prepara alimentos deve ser protegidos contra ratos, baratas, moscas e outros insetos, pois esses animais transportam microrganismos que contaminam os alimentos e podem causar doenças serias.
  • Os animais domésticos (cães, gatos, aves, etc) tambem representam risco, por isso devem ser mantidos longe da cozinha.
  • Mantenha os alimentos cobertos e tampe os recipientes onde eles são preparados ou armazenados.
  • Deixe a lixeira sempre tampada e remova o lixo com frequencia, isso evita que os animais sejam atraidos para o local onde são preparados os alimentos, ou seja sua cozinha.
  • Mantenha o local sempre limpo e arejado.
  • Se for necessario, utilize apenas inseticidas de uso doméstico aprovado pela Vigilância Sanitária ou seja que passaram por uma avaliação toxicológica, e sempre usar conforme as informações do fabricante, fique atento a pessoas alérgicas a este tipo de produto, e jamais adquira qualquer produto clandestino ou seja sem origem.
  • Higiene é fundamental uma boa limpeza do local onde se prepara o alimento é feita com agua e sabão, o cuidado deve ser redobrado na limpeza dos utencilios e equipamentos que entram em contato direto com os alimentos, ainda mais se eles forem de origem animal.
  • As superficies que entram em contato com o alimento, como as bancadas de cozinha devem ser mantidas em bom estado de conservação, sem rachaduras, trincas e outros defeitos que favoreçam o acúmulo de liquido e sujeira
  • Depois de lavar os utensilios ( pratos, talheres, etc) deixe-os secar naturalmente ou utilize panos de prato limpos. Não utilize o pano de secar a louça para enxugar as mãos, limpar a boca, ets. Os panos de prato, panos de pia e esponjas devem ser trocados frequentemente.
  • Toda vez que retirar pequenas porções para experimentar o alimento que esta sendo preparado, por favor lave a colher que levou a boca antes de colocá-la na panela novamente.

Lembre-se acondicione corretamente o lixo em sacos, cestos ou latas com tampa, em local separado da área de preparo dos alimentos. Após o manuseio de lixo, não se esqueça de lavar as mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário