terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína



O assunto do momento sem dúvida é a Gripe Suína. Um vírus que está assustando muita gente no mundo todo. Apesar de não haver casos confirmados no Brasil é bom ficarmos ligados e tomarmos as devidas precauções.



O que é a Gripe Suína?

Trata-se de um vírus de gripe que atinge os porcos, mas como todo virus de gripe evolui a cada geração. A ciência acredita que aconteceu uma mutação dentro dos porcos e de alguma forma se espalhou para os humanos.

Como se pega a Gripe Suína?

No contato de humanos com porcos infectados e depois de humanos para humanos através de particulas de saliva na fala ou espirro.

É importante lembrar que a carne suína não transmite a doença, pois o cozimento ou a fritura eliminam totalmente o vírus.

Quais os sintomas da Gripe Suína?

Febre, cansaço extremo, dores musculares, sonolência, falta de apetite, tosse, náusea, vomito e diarréia , sintomas parecidos com a da Gripe Humana, e as vezes pode ser confundidos com o Virus da Dengue, por isso é feito a Investigação Epidemólógica para saber por onde o paciente passou nos ultimos dias, viagens, etc.

Como se prevenir da Gripe Suína?

  • Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar.
  • Lavar as mãos com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar.
  • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
  • Evitar o contato direto com pessoas doentes.
  • Usar mascara cirúrgica.
  • Não há vacinas para este tipo de virus, mas há alguns medicamentos que já demonstram resultados positivos no tratamento e prevênção da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde quem esteve nas áreas afetadas pela Gripe Suína, nos ultimos dez dias, e apresentar os sintomas da doença, deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário